top of page

Capítulo 10 – Administração por Objetivos (APO): focalizando em resultados



Neste capítulo vamos entender realmente o conflito entre “ser eficiente” e o “ser eficaz”. Já demos o exemplo dos carros (um carro bem produzido que não dá defeito (ser eficiente) , mas não vende versus um carro bem produzido que não dá defeito e vende muito (ser eficaz)). A questão central não é a produção de veículos, mas é a venda de veículos. A empresa não vive de produzir bons veículos, mas de produzir e vender bons veículos. O objetivo central é vender que é complementado pelo processo de produção bem feito.

Daí você pode entender a Administração por Objetivos “o foco no “como” administrar passou para o “por que” ou “para que” administrar. A ênfase em fazer corretamente o trabalho para alcançar eficiência passou a ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar eficácia” (pag 228). Busca por resultados. Em suma: “A APO é um processo pela qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade” (pag 228). Suas principais características são:


Ver Resumo completo da TGA Chiavenato PDF e em MP3 em


 
 
 

Comments


Seja um assinante do site e acesse todos os conteúdos disponíveis! Faça o PIX de R$ 65,00 reais referentes a 6 meses de assinatura!

Chave pix: radioblogtv@gmail.com

bottom of page