top of page

CAPÍTULO 11 - BENEFÍCIOS E SERVIÇOS Gestão de Pessoas




Os benefícios e serviços são mais formas de estimular o bom convívio entre as organizações e seus colaboradores visando aumentar a produtividade e a competitividade organizacional “benefícios são certas regalias e vantagens cedidas pelas organizações a titulo de pagamento adicional dos salários, à totalidade ou parte de seus funcionários” (pg 271). São formas de remuneração indireta que podem ou não estar incluídas em normas regulatórias vigentes através de Lei (por exemplo: salário mínimo não é um benefício porque é estipulado por Lei, mas cesta básica é porque não há Lei que obrigue uma empresa a dar cesta básica para seus funcionários).


Benefícios que são exigibilidade legal (por meio de Lei – obrigatórios): férias, 13 salário, aposentadoria, seguro de acidentes de trabalho, auxilio doença, salário família, salário maternidade


Benefícios espontâneos: gratificações, refeições, transporte, seguro de vida em grupo, empréstimo a funcionários, assistência médico hospitalar mediante convênio, complementação de aposentadoria


Benefícios recreativos: grêmio ou clube, áreas de lazer, música ambiente, atividades esportivas ou comunitárias, passeios ou excursões programadas


Benefícios supletivos: transporte, restaurante no local de trabalho, estacionamento privativo, horário de trabalho móvel, cooperativa de alimentos, agência bancária local de trabalho.


Ver resumo completo do livro


2 visualizações0 comentário
bottom of page