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CAPÍTULO 12 - TREINAMENTO Gestão de Pessoas Chiavenato




Quando as pessoas são contratadas pela organização elas podem já ter algum tipo de treinamento em relação a função que exercerão na empresa, mas sempre precisam de algum tipo de ajuste técnico ou humano (em termos de relações sociais). Todavia, existem colaboradores que de fato não tem qualquer tipo de experiencia prática (as vezes fazem curso, mas não exerceram na prática propriamente dita) na função a ser exercida. Dai a necessidade da organização oferecer treinamentos para darem suporte a esse tipo de inserção produtiva “para serem bem sucedidas as organizações precisam de pessoas espertas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos. São pessoas que fazem as coisas acontecer, que conduzem os negócios, produzem os produtos e prestam serviços de maneira excepcional. Para conseguir isso é imprescindível o treinamento e o desenvolvimento de pessoas” (pg 294).


Por definição podemos entender treinamento como: “Mais recentemente, passou-se a ampliar o conceito, considerando o treinamento um meio para alavancar o desempenho no cargo. Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais, e cada vez mais valiosas. Assim, o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio. Nestes termos, o treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações. Ele é o responsável pelo capital intelectual das organizações” (pg 294)


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