top of page

Capítulo 4 – Teoria Clássica da Administração: organizando a empresa


No mesmo período em que Taylor desenvolvia a Teoria Clássica da Administração nos EUA o engenheiro Henry Fayol desenvolvia a Teoria Clássica da Administração na Europa. Enquanto Taylor enfrentava um ambiente de relativa paz o engenheiro Fayol enfrentava um contexto conturbado na Europa com a ascensão do comunismo e a Primeira Guerra Mundial.


Esses dois fatores levaram a uma diferença de método em relação as duas teorias, pois devido ao intenso conflito social Fayol teve que se concentrar mais na estrutura organizacional do que no trabalho feito diretamente no modus operandi dos operários (devido ao grande conflito social entre operários, governo e empresários).Segundo o autor “na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas fossem elas órgãos (como departamentos etc) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas) pag 80). Para Fayol o conceito de administração deveria estar afeito mais a estrutura do que aos operários em si (entendendo-se que moldando a estrutura os operários iriam se moldar a ela naturalmente) por isso seu conceito se resumia a“o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar” (pag 81).


Ver Resumo completo da TGA Chiavenato PDF e em MP3 em


 
 
 

Comments


Seja um assinante do site e acesse todos os conteúdos disponíveis! Faça o PIX de R$ 65,00 reais referentes a 6 meses de assinatura!

Chave pix: radioblogtv@gmail.com

bottom of page