top of page

Capítulo 6 – Decorrência da Teoria das Relações Humanas: dando importância aos grupos




Na “Decorrência das Teoria das Relações Humanas” surgiram uma série de outras melhorias e ganhos de produtividade que até hoje se fazem sentir nas organizações. Essa nova abordagem (baseada nos ganhos de Elton Mayo na fábrica de de Hawthorne) trouxeram para o mundo da indústria uma série de conceitos antes inimagináveis neste setor da sociedade “uma nova linguagem passou a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização etc, passam a ser contestados e deixados de lado” (pag116).

A experiencia de Elton Mayo mostrou que era importante não somente estruturar materialmente uma organização e elevar salários através de ganhos extras de produtividade, mas era importante também criar um ambiente social satisfatório dentro das organizações onde fatores sociais e psicológicos fossem levados em conta: “o ser humano é motivado não somente por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas” (pag 116). As experiencias de Kurt Lewin levaram as de Elton Mayo a um patamar ainda maior em termos de significado e importância organizacional. O autor propôs uma equação para explicar seu ponto de vista C = f (P, M). Onde C – comportamento; f – função; P – Pessoa; M – Meio ambiente que o rodeia. Em resumo o comportamento das pessoas depende da função dela e do meio ambiente que a circunda. Se o ambiente é propício as pessoas tendem a desempenhar melhor sua função


Ver Resumo completo da TGA Chiavenato PDF e em MP3 em


 
 
 

Seja um assinante do site e acesse todos os conteúdos disponíveis! Faça o PIX de R$ 65,00 reais referentes a 6 meses de assinatura!

Chave pix: radioblogtv@gmail.com

bottom of page