top of page

CAPÍTULO 6 - ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS




O processo de orientação das pessoas é efetivamente deixar as pessoas “a par” do que esta acontecendo dentro da organização (qual sua missão, visão, estratégia organizacional e objetivos organizacionais) e qual o seu papel no decorrer destes eventos (inteirar a pessoa do seu cargo e da importância dele no conjunto da organização) “a orientação das pessoas é o primeiro passo para a sua adequada aplicação dentro das diversas atividades da organização e esclarecer seu papel e objetivos” (pg 136). Somente contratar e selecionar boas pessoas (pessoas capazes) não é suficiente para manter uma empresa competitiva “o que traz competitividade para uma organização é saber usar adequada e produtivamente os recursos disponíveis” (pg 136). Para que as pessoas saibam exatamente o que fazer e como fazer e apliquem suas habilidades elas precisam estar inteiradas sobre os rumos da organização, “Todavia, de nada vale tentar orientar as pessoas dentro da organização se a organização não sabe para onde pretende ir. É o mesmo que tentar arrumar cuidadosamente as coisas dentro de um barco sem saber para onde ele deverá se dirigir. O importante é saber para onde a organização está indo para tentar fazer com que as pessoas a ajudem em sua trajetória. Conhecer a missão e a visão da organização é fundamental. E, sobretudo, ajustar-se à sua cultura organizacional” (pg 138)


Ver resumo completo do livro


2 visualizações0 comentário
bottom of page