CAPÍTULO 8 - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO Gestão de Pessoas
- Ubiratan Machado
- 25 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

A organização moderna é efetivamente dependente de bons resultados para se manter ativa. Em inúmeros graus e formas a organização (e seus respectivos colaboradores) passa por formas de avaliação: avaliação de mercado, avaliação de custos, avaliação de produção, avaliação de receita, avaliação de clima ambiental etc. Essa avaliação geral é fruto de diversos outros tipos de avaliação coletiva e individual. A avaliação pessoal começa no nível de desempenho dos cargos “a avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, a sua contribuição para o negócio da organização” (pg 189). A organização é avaliada como um todo, mas ela tem meios para saber qual a contribuição individual de cada um dos colaboradores (em termos de colaboração positiva ou colaboração negativa) para esse resultado final. A avaliação de desempenho gera as seguintes vantagens competitivas
1. A avaliação do desempenho proporciona um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários.
2. Através dela pode-se comunicar aos funcionários como eles estão indo no seu trabalho, sugerindo quais as necessidades de mudanças no comportamento, nas atitudes, habilidades ou conhecimentos.
3. A avaliação permite que os subordinados conheçam aquilo que o chefe pensa a seu respeito. Ela é amplamente utilizada pelos gerentes como base para conduzir e aconselhar os subordinados a respeito de seu desempenho.
Ver resumo completo do livro
Commentaires